Escolha uma Página

Você já deve ter se perguntado por que há tipos de implantes dentários diferentes. E qual seria a indicação de cada um deles.

De fato, existem diferentes tipos de implantes dentários, conforme cada necessidade de tratamento. Inclusive, há tipos de implantes dentários diferentes inclusive para um mesmo tipo de tratamento, alterando-se o desenho do implante e seu tamanho, por exemplo.

Mas, de maneira geral, os tipos de implantes dentários diferentes se referem à indicação e ao tipo de tratamento que o paciente necessita.

Vamos descrever os diferentes tipos de implantes dentários, para você saber mais sobre cada um deles. Mas, antes, vamos saber mais sobre implantes. Confira!

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é uma peça feita de um material biocompatível, como o titânio, que não causa reação de alergia ou rejeição pelo organismo. Portanto, essa peça fica totalmente integrada ao osso na boca.

Quais são as indicações de implante dentário?

Existem diversas indicações para implantes dentários. A principal delas é para repor dentes que o paciente perdeu. Assim, um implante é colocado e sobre ele pode-se colocar uma coroa, repondo um único dente, ou então, uma prótese fixa, repondo 3 ou mais dentes.

Existem também as próteses protocolos, que são próteses totais (dentaduras), afixadas diretamente sobre os implantes.

E por último, até o tratamento ortodôntico pode ser realizado com auxílio de mini-implantes, os quais são fixados para auxiliar no tracionamento de dentes, durante o tratamento ortodôntico.

Diferentes tipos de implantes dentários

Agora que você já sabe o que são implantes e quais são as suas indicações, vamos falar com mais detalhes sobre os diferentes tipos de implantes dentários existentes.

Implante unitário

Esse tipo de implante é inserido quando o paciente perdeu um único dente. Então, o implante é inserido através de uma cirurgia de colocação de implante dentário pelo cirurgião dentista especialista, denominado implantodontista.

Depois de algum tempo, a coroa é inserida sobre esse implante, sendo cimentada ou rosqueada.

Implante duplo

Já nesse caso, são inseridos dois implantes, que servirão de suportes para uma prótese fixa, que poderá ser de 3 ou mais elementos.

Implante para prótese overdenture

Nesse caso, o paciente já não tem mais dentes e precisaria de uma prótese total (dentadura). Mas, os implantes são utilizados para fixação desse tipo de prótese total chamada overdenture.

Para esse tipo de prótese, são utilizados até 6 implantes, para suportar a prótese depois.

Prótese do tipo protocolo

Outro tipo de prótese total é do tipo protocolo. Muitas pessoas podem confundir prótese overdenture com prótese do tipo protocolo.

Ambas são para pacientes que não possuem mais dentes na arcada superior ou inferior. A prótese do tipo protocolo tem fixação rígida, ou seja, somente o cirurgião-dentista consegue removê-la.

Já a overdenture pode ser retirada pelo próprio paciente.

Implante zigomático

Os implantes zigomáticos são indicados para pacientes que não possuem muita quantidade de osso na arcada superior, sendo complexa a indicação de um enxerto.

Por isso, esse tipo de implante dentário pode ser uma opção, pois, os implantes são instalados no osso zigomático, que possui maior espessura.

Diferentes tipos de implante quanto ao material

Embora o implante de titânio seja o mais conhecido, testado e utilizado, existem também outros tipos diferentes de implantes, em relação ao material.

Implante de titânio

O mais conhecido e já aprovado cientificamente há muitas décadas. A duração desse implante na cavidade bucal é excelente, quando bem indicado e quando o paciente também comparece às consultas de manutenção.

O titânio é um material biocompatível e justamente por isso, consegue que ocorra a osseointegração, ou seja, ficando completamente adaptado ao osso, sem qualquer reação inflamatória ou de rejeição pelo organismo.

Implante de zircônia

Há pouco tempo, foram lançados no mercado implantes de zircônia, um material cerâmico. Ainda há estudos a longo prazo sendo feitos com esse tipo de implante dentário, mas os resultados são bastante promissores até o momento.

Implantes impressos

Mais recentemente, algumas empresas lançaram no mercado implantes usinados, impressos por impressoras 3D. Esse é um lançamento mais recente do mercado, estando ainda sendo submetido a pesquisas científicas.

Agora que você já sabe sobre os diferentes tipos de implantes existentes no mercado, alguns fatores também são decisivos para a indicação de implantes.

Fatores importantes para indicação de implantes dentários

Não basta somente acreditar que se perdeu um dente, ele pode ser reposto por um implante com coroa. A consulta e avaliação individual de seu cirurgião-dentista é imprescindível para a indicação de implantes dentários.

De fato, durante a consulta com o cirurgião-dentista especialista em implantes, alguns fatores são analisados:

  • Higiene bucal do paciente;
  • Presença/ausência de inflamação gengival e/ou doença periodontal ativa;
  • Qualidade e quantidade de tecido ósseo disponível.

Por isso, além do exame clínico, são também solicitados exames de imagem, para que o implantodontista possa fazer o planejamento do caso individualmente e assim, propor a melhor opção para cada paciente.

✍🏻Agende uma avaliação em uma de nossas unidades e volte a sorrir os seus melhores momentos 😁😉.

CONTATOS:

📞Telefone: (21) 3547-2447

📱WhatsApp: (21) 98395-8232

Responsável Técnico: Dra. Tais Ferreira Santos Vieira – EPAO: 3923 – CRO-RJ 33560

#facilimplantes#implantedental#implantesdentais#sorrisos#autoestima#implantesorais#qdv#meier#novaiguacu#campogrande#saogoncalo#copacabana#freguesia#clinicadentaria#dentista