Escolha uma Página

O que é carga imediata?

Carga imediata é uma opção de tratamento para pacientes que perderam todos os dentes ou superiores ou inferiores. Nesse tipo de tratamento, implantes são instalados no osso e uma prótese é afixada, imediatamente, sobre os implantes, na mesma sessão.

Assim, o paciente não fica sem uma prótese, o que acontece quando um tratamento convencional com implantes é feito. Dessa forma, o tratamento com carga imediata apresenta vantagens sobre o tratamento convencional, além de indicações específicas.

A principal vantagem desse tratamento é possibilitar ao paciente sair do consultório já com a prótese, sem a necessidade de tempo sem a prótese, como é o tratamento convencional.

Indicações de carga imediata

Esse tipo de tratamento é indicado para pacientes que perderam todos seus dentes e têm indicação de uma prótese total. Mas, esses pacientes devem ter boa quantidade de osso para que os implantes possam ser inseridos.

Os pacientes também não podem ter doenças, como bruxismo, não devem ser fumantes ou ainda ter outras condições sistêmicas que contraindicam a cirurgia de colocação de implantes temporariamente.

Portanto, pacientes diabéticos com bom controle glicêmico, bem como pacientes hipertensos, com controle adequado da pressão arterial não constituem uma contraindicação absoluta para o tratamento.

Em casos de comorbidades descontrolada, o paciente deverá primeiramente buscar ter o bom controle de doenças prévias existentes e, quando essas estiverem controladas adequadamente, poderá se submeter a essa cirurgia para colocação dos implantes.

Dependendo da situação, o implantodontista poderá entrar em contato com o cardiologista responsável pelo tratamento do paciente, solicitando uma carta para liberação do paciente para a cirurgia.

Vantagens de carga imediata

No tratamento com carga imediata, o paciente já sai do consultório com uma prótese total instalada. Portanto, esse paciente não precisará ficar 3 meses ou até 6 meses aguardando a osseointegração dos implantes.

A osseointegração é quando os implantes estão instalados no osso e não há uma solução de continuidade entre osso e implantes. Lembrando que os implantes são feitos de um material biocompatível, ou seja, um material que não causa alergia ou uma reação inflamatória do organismo.

Por isso, o paciente submetido à colocação de carga imediata já consegue ter um bom impacto em sua autoestima, pois, não ficará um período sem dentes.

Devido à reposição dos dentes com a prótese de forma imediata, o paciente conseguirá ter uma evolução na mastigação e até na fala. Daí a importância da reposição dos dentes por uma prótese, instalada adequadamente na cavidade bucal do paciente.

Quanto custa esse tratamento?

Não há como passar um preço para um tratamento, sem antes avaliar o paciente. De fato, o orçamento de qualquer tratamento só pode ser passado após a avaliação individual do paciente.

Isso porque o implantodontista, o profissional responsável e especialista na colocação de implantes dentários, precisa fazer uma avaliação clínica da cavidade bucal do paciente antes de qualquer orçamento.

Além disso, exames de imagem também são solicitados. Afinal, é necessário saber se há quantidade de osso suficiente na região para a colocação dos implantes. Se não houver osso suficiente, é necessário fazer um enxerto ósseo na região, antes de considerar a colocação de implantes.

E além de todos esses fatores, o implantodontista também avalia se aquele paciente está com condições de saúde geral ideais para se submeter a uma cirurgia de colocação de implantes.

Assim, pacientes com comorbidades devem ter seus problemas de saúde estáveis e controlados, tais como pressão, glicemia, dentre outros, para que a cirurgia transcorra sem complicações.

Pós-operatório de carga imediata

O pós-operatório da colocação de uma prótese usando a opção de tratamento de carga imediata, quando bem indicado, ocorre sem problemas.

Dessa forma, a avaliação prévia do paciente é essencial. Após a colocação dos implantes e da prótese, o paciente vai para casa e deverá tomar as medicações prescritas pelo cirurgião dentista.

Nos primeiros dias, a alimentação deverá ser mais mole, mas com o passar do tempo, o paciente poderá se alimentar normalmente, com alimentos de textura mais firme.

E o paciente deverá comparecer às consultas de manutenção, pois, pequenos ajustes na prótese podem ser necessários. Outro fator importante é sempre comunicar a seu dentista qualquer problema ou algo diferente do que o cirurgião-dentista explicar para o pós-operatório. Uma cirurgia de colocação de implantes não costuma resultar em muita dor ao paciente no pós-operatório, sendo controlada com medicação analgésica e anti-inflamatória indicada.

✍🏻Agende uma avaliação em uma de nossas unidades e volte a sorrir os seus melhores momentos 😁😉.

CONTATOS:

📞Telefone: (21) 3547-2447

📱WhatsApp: (21) 98395-8232

Responsável Técnico: Dra. Tais Ferreira Santos Vieira – EPAO: 3923 – CRO-RJ 33560

#facilimplantes#implantedental#implantesdentais#sorrisos#autoestima#implantesorais#qdv#meier#novaiguacu#campogrande#saogoncalo#copacabana#freguesia#clinicadentaria#dentista