Os implantes são excelentes opções de tratamento quando já se perdeu um ou mais dentes.
Embora existam diferentes tipos de implantes conforme seu tamanho e desenho, todos os implantes têm características em comum: são feitos de titânio e são biocompatíveis.
Mas o que é isso?
O titânio é um metal que não é rejeitado pelo organismo, sendo biocompatível. Ou seja, quando se coloca o implante de titânio em contato com o osso, de maneira adequada, não haverá falhas ou qualquer reação de rejeição.
Por isso que o titânio é o material de escolha dos implantes dentários.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Existem diversos tipos de implantes dentários, conforme seu tamanho. Eles são medidos em milímetros e para a escolha ideal, é necessário que o cirurgião-dentista especializado em implantes, denominado implantodontista, meça a quantidade de osso que você possui na região.
Essas medidas são possíveis graças a exames de imagens, como radiografias e tomografias computadorizadas.
Com essas medidas, o implantodontista consegue planejar corretamente o caso.
Além disso, existem diferentes implantes conforme o encaixe que ele terá na prótese. O implante, na verdade, é só um parafuso. Sobre o implante é colocada uma prótese, que pode ser só uma coroa ou uma prótese de mais elementos.
Essa prótese pode ser rosqueada ou cimentada sobre o implante e o encaixe varia, conforme o local a ser colocado o implante, bem como o tamanho da prótese e a carga que essa prótese terá que suportar, bem como a estética adequada.
Como é feita a colocação do implante?
Primeiramente, é feita uma avaliação criteriosa do paciente, com a análise da sua cavidade bucal e saúde geral, bem como a avaliação da quantidade e qualidade de osso na região que receberá o implante.
A colocação do implante é feita em ambulatório, com anestesia local. O implantodontista abre a gengiva por retalho, expondo o osso e então o implante é parafusado dentro do osso.
A região é limpa e fechada com suturas.
De uma maneira bem resumida, a cirurgia de colocação de implante é feita dessa forma.
Então, aguarda-se de 4 a 6 meses, para que ocorra a osseointegração do implante e reabre-se a área para então ser colocada a prótese.
Porém, em algumas situações, é possível que a colocação da prótese leve menos tempo e seja feita logo após a instalação do implante.
Nesse caso, temos a colocação de um implante dentário de carga imediata.
O implante dentário de carga imediata, é colocada uma prótese provisória imediatamente após o término da cirurgia e são feitos ajustes nessa prótese para que o paciente consiga executar a mastigação da melhor maneira possível.
Essa prótese provisória é depois trocada pela prótese definitiva. Mas enquanto ocorre o processo de osseointegração, com a colocação de um implante dentário de carga imediata, você não fica sem prótese e consegue mastigar alimentos.
Quais os benefícios do implante dentário de carga imediata?
Existem vários benefícios na colocação de um implante dentário de carga imediata.
O primeiro e principal deles é maior rapidez do tratamento.
Além disso, o paciente não fica um longo tempo sem nenhuma prótese, o que traz benefícios para a autoestima do paciente, bem como para sua comunicação.
A osseointegração também é realizada de maneira mais confortável.
Finalmente, a digestão do paciente é melhorada, uma vez que o paciente agora consegue realizar a mastigação, de uma maneira que com ausência de dentes não estava conseguindo fazer.
Quais são as desvantagens de colocar um implante dentário de carga imediata?
As desvantagens quando se pensa em implante dentário de carga imediata estão relacionadas com a falta de planejamento adequado. Em regiões em que há força excessiva, a colocação desse tipo de implante deve ser extremamente bem pensada.
Outra desvantagem está relacionada ao preço, uma vez que os implantes dentários de carga imediata geralmente custam mais caro do que a colocação de implantes de maneira tradicional.
É importante lembrar que as próteses colocadas junto com um implante de carga imediata são próteses provisórias, que devem ser substituídas algum tempo depois.
Portanto, todo o procedimento acaba tendo um impacto no orçamento, que sai mais caro do que a colocação de uma prótese sobre implantes da maneira tradicional.
Quem pode fazer um implante dentário de carga imediata?
Para saber se você tem as condições clínicas adequadas para colocação de um implante dentário de carga imediata, é necessário que você agende uma consulta com o implantodontista.
Com a análise da cavidade bucal, bem como de exames de imagem, é possível estabelecer se você pode ou não colocar um implante dentário de carga imediata.
Conclusão
Os implantes dentários de carga imediata são excelentes alternativas de tratamento para se colocar uma prótese, podendo repor vários dentes perdidos.
É de suma importância o planejamento adequado do caso pelo implantodontista e saber que o procedimento custa mais caro do que o tradicional, porém as vantagens incluem menor tempo, estética imediata e maior autoestima para o paciente.
Seguem nossos contatos caso queira agendar uma consulta em uma de nossas clínicas:
E-mail: atendimento@facilimplantes.com.br
Telefone: (21) 2042-0290 OU (21) 3559-3932
WhatsApp: (21) 96508-7855
#facilimplantes#implantedental#implantesdentais#odontologia#dentista#implantesorais#proteseprotocolo#meier#novaiguacu#campogrande#saogoncalo#implantedecargaimediata#implantecargaimediata
Comentários