Escolha uma Página

A odontologia é uma das áreas da Saúde na qual a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico mais aparece. De fato, inúmeros estudos são publicados diariamente, com a pesquisa de novas técnicas e novos materiais sendo testados e desenvolvidos.

Na Implantodontia, a área da odontologia que trata dos implantes dentários, uma das grandes preocupações dos pacientes é com a cicatrização dos implantes.

Afinal, os pacientes se preocupam com possíveis problemas relacionados à cicatrização ou então de rejeição de implantes.

Mas, será que isso pode ser melhorado? E quais seriam os benefícios de uma técnica moderna para o paciente?

Para começar, não existe rejeição de implantes. Portanto, não se preocupe com rejeição de implantes dentários.

Os implantes dentários são feitos de material biocompatível, ou seja, um material que não dá alergia nem provoca rejeição no organismo. Esse é o caso do titânio e também da zircônia, material mais recentemente usado em implantes.

Quando um caso de implante dentário não dá certo é geralmente porque não houve indicação adequada ou então a má higiene do paciente contribuiu para o problema. Por isso, é essencial consultar um especialista para que a indicação do implante seja correta.

Para colocação do implante, é feito uma cirurgia, para que o implante seja instalado dentro do osso. Sobre esse implante, será colocado uma coroa ou uma prótese. Mas, antes, é necessário que o implante se fixe ao osso e que ocorra a cicatrização da região.

Com o intuito de ajudar no processo de cicatrização, modernas clínicas odontológicas começaram a fazer uso de uma membrana denominada L-PRF. Porém, você sabe o que é isso?

O que é a membrana L-PRF?

A sigla L-PRF significa fibrina rica em plaquetas e leucócitos. Mas para que ela serve e como ela é utilizada em cirurgias de implantes dentários?

A técnica usando membrana L-PRF nada mais é do que o material obtido por meio da centrifugação do sangue do paciente.

Colocando o sangue do paciente em uma centrífuga, é possível separar a parte líquida da parte sólida do sangue.

Quando falamos em parte sólida, estamos falando das células que o sangue possui. No sangue, encontramos leucócitos e plaquetas, por exemplo. E são justamente essas células que são interessantes para serem utilizadas durante uma cirurgia de implante.

Mas, quais são as vantagens da utilização dessa técnica?

Vantagens da utilização da membrana L-PRF

Existem inúmeras vantagens da utilização da técnica de obtenção da membrana L-PRF na odontologia durante uma cirurgia de implante.

Dentre as principais vantagens, podemos citar:

1 – Risco de rejeição inexistente

Como a membrana L-PRF é obtida da centrifugação do próprio paciente, não há risco de rejeição, uma vez que não é um enxerto ou tecido obtido de outra pessoa e sim do próprio paciente.

Dessa forma, o paciente pode ficar tranquilo a respeito do risco de rejeição inexistente com essa técnica.

2 – Cicatrização mais eficaz

Com a utilização dessa técnica, o paciente recebe no local da cirurgia, células essenciais para uma boa e eficaz cicatrização. Isso ocorre porque essa técnica estimula células-tronco específicas para geração de formação óssea e de estruturas necessárias para a cicatrização da região.

Portanto, com essa técnica, a cicatrização após uma cirurgia de implantes é mais tranquila.

3 – Melhor pós-operatório

Quando a cicatrização é mais eficaz, obviamente, o pós-operatório é menos doloroso.

Assim, o paciente terá um pós-operatório melhor, garantindo seu maior bem-estar.

4 – Procedimento mais econômico

A tecnologia aplicada na utilização da membrana L-PRF engloba menor gasto ao implantodontista do que a utilização de outras técnicas.

Portanto, isso também é uma vantagem para o paciente, já que todo mundo sai ganhando com mais economia.

5 – Técnica consolidada na literatura científica e prática clínica

Na implantodontia, bem como em todas as áreas da Saúde, somente técnicas com comprovação científica podem ser utilizadas na clínica com os pacientes.

Portanto, no caso da membrana L-PRF, existem diversos estudos que comprovam sua eficácia. Além disso, há muita experiência clínica dos profissionais da área da implantodontia que trabalham com essa técnica e veem os excelentes resultados que a técnica produz.

Assim, você pode ficar tranquilo quanto aos bons resultados.

Indicações de membrana L-PRF

Agora que você já sabe como essa técnica apresenta benefícios e vantagens para o paciente, quais são as indicações para sua utilização?

  • Cirurgias para colocação de implantes dentários;
  • Cirurgias para enxertos ósseos;
  • Extração de dente do siso.

Conclusão

Na área da implantodontia, é sempre importante buscar um profissional especialista para realização do caso clínico.

Com confiança no profissional, você conseguirá repor os dentes perdidos com mais tranquilidade e assim, conseguir o sorriso estético que tanto busca, investindo na sua saúde e qualidade de vida. Ficou interessado (a)? Agenda hoje mesmo sua consulta e trate de sua saúde bucal com os melhores profissionais.