Escolha uma Página

Você já ouviu falar de implante de carga imediata? Implante de carga imediata é um tipo de tratamento no qual o implante é instalado na cavidade bucal e na mesma sessão, a prótese é colocada sobre esses implantes.

Mas, quando um paciente pode realizar implante de carga imediata. Existem contraindicações? Vamos falar tudo o que você precisa saber sobre implante de carga imediata, para não restar nenhuma dúvida sobre esse tipo de procedimento em Odontologia. Confira!

O que é implante de carga imediata?

Conforme já descrevemos, um implante de carga imediata é aquele no qual o implantodontista instala os implantes na cavidade bucal do paciente e em poucas horas, a prótese é colocada sobre o implante.

É diferente de um implante tradicional, no qual após a instalação do implante na cavidade bucal, o paciente vai para casa, sem a prótese e aguarda alguns meses para uma próxima sessão. Nessa próxima sessão, os implantes são reabertos e a prótese é finalmente instalada.

Porém, nem todos os pacientes podem se submeter à instalação de um implante de carga imediata. Há diversas situações que contraindicam a instalação desse tipo de prótese, sobre implantes de carga imediata.

Quem pode fazer implante de carga imediata?

Somente o implantodontista poderá avaliar se aquele paciente é ou não é um bom candidato para instalação de um implante de carga imediata.

Isso porque é necessária a avaliação da espessura e qualidade do osso presente, por exemplo. Pacientes com pouca espessura óssea, que demandam a colocação de enxertos ósseos, apresentam contraindicação para instalação de um implante de carga imediata.

Nesses casos, o paciente primeiro se submete à cirurgia para colocação do enxerto ósseo, aguarda a fixação daquele enxerto. Depois, há a colocação do implante, quando um novo período para a osteointegração do implante é respeitado e só então a prótese é colocada sobre os implantes.

Além disso, pacientes com hábitos parafuncionais, como bruxismo, também não devem se submeter a implantes de carga imediata. Vale frisar que à medida que a prótese é imediatamente fixada sobre os implantes, o paciente não poderá, nas primeiras semanas, ter grande desequilíbrio na mastigação ou forças excessivas parafuncionais, como é o caso de bruxismo, por exemplo.

Então, para pacientes com hábitos parafuncionais, é fundamental tratar o problema, enquanto há osteointegração dos implantes, antes da colocação da prótese definitiva sobre os implantes.

Por isso, todo implantodontista, faz uma criteriosa avaliação do paciente, solicitando exames de imagem e fazem um correto planejamento do caso clínico, antes de realizar os procedimentos.

Benefícios do implante de carga imediata

Existem vários benefícios relacionados aos implantes de carga imediata. Sem dúvida, poder sair do consultório odontológico já com a prótese instalada é o maior benefício. Ou seja, o paciente não fica sem a prótese. Nem deve aguardar meses até ter sua prótese instalada sobre os implantes.

Isso traz uma melhora imediata na autoestima do paciente, melhorando também sua fala e também sua alimentação.

O que pode comprometer um implante de carga imediata?

Alguns fatores podem comprometer o sucesso da instalação de uma prótese apoiada em um implante de carga imediata.

Primeiramente, a arcada antagonista. Note que se um paciente necessita de uma prótese total (dentadura) inferior e na arcada superior possui dentes é diferente de um paciente que também tem a mesma necessidade, mas não possui dentes na arcada superior também, necessitando de duas próteses totais imediatas.

Como a cirurgia para colocação do implante de carga imediata é, muitas vezes, com a utilização de um guia cirúrgico, para colocação do implante em uma posição e angulação exata, defeitos ósseos existentes podem comprometer o sucesso do procedimento. Daí a importância de uma completa avaliação pré-cirúrgica.

Outras situações que podem comprometer o sucesso de um implante de carga imediata são hábitos parafuncionais, como bruxismo, ou até mesmo em pacientes que têm o hábito de roer as unhas. Portanto, a pré-avaliação do implantodontista, antes da instalação dos implantes, é fundamental e ajuda a garantir o sucesso da técnica.

Como garantir o sucesso de um implante de carga imediata?

Na área da Saúde, como faz parte a Odontologia, não existe nada 100% livre de risco. O que se procura fazer, sempre, é minimizar os riscos de um plano de tratamento não resultar em algo positivo para o paciente.

Dessa forma, não existe como “garantir” sucesso total do plano de tratamento com implante de carga imediata. Porém, algumas ações ajudam a aumentar as chances do procedimento dar certo.

Para começar, a escolha de um profissional gabaritado e experiente. Um cirurgião-dentista implantodontista é um profissional especialista em implantes. Ou seja, fora a graduação em Odontologia, esse profissional estudou mais 2 anos somente implantes, praticando bastante também, para só então obter o seu título de especialista em implantes.

Por isso, ao buscar um tratamento que envolva implantes, o ideal é buscar um especialista na área, ou seja, um implantodontista.

Outro fator que aumenta as chances do procedimento dar certo é um bom planejamento do caso. Nenhum profissional gabaritado vai realizar a colocação de implantes sem antes fazer uma boa avaliação do quadro clínico do paciente.

Exames de imagem também são geralmente solicitados, para que o profissional consiga avaliar, medir a espessura do osso que aquele paciente apresenta.

Além disso, uma boa anamnese, ou seja, perguntas em relação à saúde do paciente também fazem parte da avaliação. Existem situações de saúde que contraindicam a colocação de implantes, como osteoporose, por exemplo, ou medicações contra câncer. Portanto, o profissional perguntará ao paciente se ele faz uso de medicamentos e quais são esses medicamentos.

Saúde geral do paciente

Pacientes com pressão alta, diabetes não controlado também devem cuidar primeiro de sua saúde, mantendo sua condição estável, para somente depois pensar em cirurgia de instalação de implantes.

E por último, infecções bucais, como doença periodontal ativa, lesões de cárie, devem ser tratadas antes da colocação de implantes. Afinal, o que se busca é a reabilitação desse paciente, para que ele melhore sua saúde bucal. Portanto, busque um profissional gabaritado e tire suas dúvidas sobre implante de carga imediata. Assim, você garante que terá mais chance de sucesso para reabilitar sua cavidade bucal, com o melhor tratamento para você!